CJ – Centro para Juventude

Objetivo

Promover o desenvolvimento integral dos atendidos, abrangendo e articulando as diversas dimensões de sua vida como indivíduos, cidadãos e futuros profissionais. Possibilitar o conhecimento do mundo, desenvolvendo habilidades e competências, embasadas em três eixos norteadores: participação cidadã, convivência social e mundo do trabalho.

O Centro para Juventude (CJ) é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Atende adolescentes de 15 a 18 em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

Objetivos específicos

Conduzir o trabalho de forma a garantir uma permanência maior do jovem no serviço, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social. Oferecer formação voltada para o aprendizado das habilidades essenciais para a inserção no mundo do trabalho, como: desenvolver a capacidade comunicativa; promover a inclusão digital; e gerar ações focadas na cultura, valorizando a pluralidade e a singularidade dos jovens. Realizar diferentes propostas de trabalho com o intuito de garantir os direitos dos usuários, promovendo o despertar para o ganho de autonomia e abordando questões relevantes para a juventude.

Público-alvo: Adolescentes e jovens de 15 a 18 anos
Período de atendimento: Manhã (das 7h30 às 12h00) ou tarde (das 12h30 às 17h00)
Duração das oficinas: 1 ou 2 anos
Vagas: 340

 

Oficinas de iniciação profissional

Tecnologia e Gestão (Informática e Técnicas Administrativas) – Formar profissionais com conhecimentos avançados em edição de textos, planilhas, apresentações e digitação, aptos a exercerem suas profissões de maneira rápida e eficiente. Desenvolver as principais rotinas de um escritório, enfocando a importância do relacionamento e do trabalho em grupo.  (Básico e Avançado – com 2 anos de duração)

Gastronomia – Vivenciar rotinas de cozinha, eleboração de alimentos salgados e doces e preparação de eventos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida, a geração de renda e a futura inserção no mercado de trabalho. (Básico e Avançado - com 2 anos de duração)

Eletricista instalador –  Proporcionar qualificação profissional em princípios e leis que regem o funcionamento das instalações elétricas residenciais, públicas, comerciais e industriais. (Básico - com 1 ano de duração)

 

Outras atividades

Aulas de inglês; oficina de robótica e cultura maker; atividades socioeducativas, esportivas e culturais.

 

Critérios para seleção e matrícula

Para matrícula no CJ serão selecionados, por ordem de inscrição e avaliação socioeconômica, adolescentes de 15 a 17 anos com inscrição encaminhada ou validada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 591 – Jardim Peri Peri), que também é responsável pela inclusão ou atualização dos dados dos adolescentes e de suas famílias no cadastro CadÚnico.

O público prioritário do CJ são jovens:

- fora da escola;

- egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

- egressos e/ou vinculados a programas de combate à violência ao abuso e à exploração sexual;

- oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;

- portadores de deficiência, beneficiários ou não do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

Documentos necessários para inscrição

- RG do jovem e seus responsáveis
- CPF do jovem e seus responsáveis
- Declaração escolar do jovem
- Caderneta de vacinação
- Número do NIS (Número de Identificação Social)
- Comprovante de endereço no município de São Paulo no nome do responsável
- Foto 3 x 4