Vem de longe o cuidado dos Souza Queiroz com a história de sua família. Genebra de Barros Leite, esposa do brigadeiro Luiz Antônio de Souza e mãe de Francisco Antônio, o barão de Souza Queiroz, teve um primo ilustre, o genealogista Pedro Taques de Almeida Paes Leme, sobrinho-neto de Fernão Dias Paes.

Pedro Taques publicou em 1750 a obra Nobiliarquia paulistana histórica e genealógica. Com base nesse trabalho, seu descendente Luiz Gonzaga da Silva Leme lançou em 1905 a obra Genealogia paulistana, onde aparecem publicadas pela primeira vez a origem e a genealogia da família Souza Queiroz.

Ao longo das décadas, a família foi se ampliando, e esse crescimento foi registrado em edições sucessivas por meio das mídias disponíveis em cada época – papel, disquete, CD e, atualmente, em plataformas de genealogia acessíveis pela internet. O sistema MyHeritage armazena atualmente os dados de mail de 4 mil descendentes do brigadeiro Luiz Antônio e de seu filho Francisco Antônio de Souza Queiroz, o barão de Souza Queiroz.

Convidamos a todos a colaborar para ampliar essa árvore genealógica com dados, fotos e outras informações históricas. Têm especial importância as contribuições na forma de pequenas biografias dos membros da família cuja memória deve ser preservada para as gerações vindouras.

INSTRUÇÕES PARA ACESSO À ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA SOUZA QUEIROZ

Para ter acesso à árvore genealógica da família Souza Queiroz, entre em contato com a diretoria do Instituto Ana Rosa pelo email adriana@anarosa.org.br, para receber um usuário e senha. Com esse acesso, siga as instruções abaixo:

Entre no site www.myheritage.com.br e faça o login com o usuário e senha recebidos.

Na página inicial, clique no menu “Árvore” e aguarde a abertura da árvore genealógica. Clicando nas abas azul e violeta que estão acima de cada caixinha, você pode mudar a visualização para focalizar os familiares diretos da pessoa selecionada.

Com esse usuário você será capaz de navegar pelo site da família Souza Queiroz e visualizar todos os familiares cadastrados, seus dados básicos, os vínculos familiares e as imagens individuais e de documentos.

Caso você queira fazer alguma correção ou incluir dados na árvore, clique duas vezes na pessoa correspondente, para que seu Cartão Pessoal apareça do lado esquerdo. Clicando no ícone “Perfil” desse Cartão Pessoal, você será capaz de visualizar todas as informações sobre a pessoa selecionada. No final da tela, você poderá incluir qualquer tipo de informação corretiva na caixinha “Compartilhe as suas lembranças”. Ao terminar, clique no botão “Adicionar comentários”.

As informações que você fornecer serão recebidas pelos administradores do site da família Souza Queiroz, no Instituto Ana Rosa, que farão as atualizações necessárias na árvore genealógica.

Você pode usar o campo de pesquisa no canto superior direito para encontrar a pessoa desejada. Inicie digitando o nome que procura e selecione o nome correto na barra de rolagem onde são mostrados os resultados da pesquisa.

Para conhecer melhor os detalhes do uso básico do site MyHeritage, consulte o Centro de Ajuda no endereço: http://helpcenter.myheritage.com.br

Caso deseje enviar fotos de seus familiares ou queira solucionar alguma dúvida sobre a navegação relativa à genealogia da família Souza Queiroz no site MyHeritage, entre em contato com:

Adriana de Souza Queiroz: adriana@anarosa.org.br

Luiz Roberto de Souza Queiroz: lrobertoqueiroz@uol.com.br

NOVE GERAÇÕES DO BARÃO DE SOUZA QUEIROZ

Clique aqui para visualizar um conjunto de gráficos genealógicos em formato PDF com os mais de 3.200 descendentes do Barão de Souza Queiroz, alcançando até a 8ª geração. Logo no início estão registradas algumas instruções importantes sobre como visualizar arquivos digitais de grandes dimensões.

Os ancestrais de Francisco Antônio de Souza Queiroz, a partir de seus pais (o brigadeiro Luiz Antônio e Genebra de Barros Leite), estão apresentados na última página dessa publicação. Esse ramo da árvore passa por Pedro Dias Paes Leme, Fernão Paes de Barros e João Ramalho, entre muitos outros, alcançando 43 gerações, o que inclui Carlos Magno, o rei dos Francos, no ano 747 DC.

LIVRETO DA ÁRVORE GENEALÓGICA – FAMÍLIA SOUZA QUEIROZ

O livreto em formato PDF com a genealogia da família Souza Queiroz está em formato de texto corrido para quem prefirir a transcrição por extenso em vez dos gráficos convencionais. Com 340 páginas, o livreto pode ser lido facilmente em smartphonetablet, notebook ou computador com o programa gratuito Adobe Acrobat Reader. Para fazer o download, clique aqui.

O livreto digital apresenta um resumo da história da família, com fotos selecionadas, pequenas biografias e links muito úteis ao longo do texto, além de um índice remissivo no final da publicação, também com links.