Prezada Família
Seja muito bem-vinda ao Centro de Educação Infantil do Instituto Ana Rosa!
Inicia-se agora um novo período na vida de todos.
Neste primeiro momento, faz-se necessária uma fase de adaptação tanto para a criança quanto para a família e para isso a equipe organizou este manual. Neste guia serão encontradas informações e regras que auxiliam no bom funcionamento do CEI. Desejamos a todos uma boa leitura e colocamo-nos à disposição, caso tenham alguma dúvida.
Atenciosamente,
Equipe do CEI
APRESENTAÇÃO DO CEI
As crianças do CEI são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais: coordenadoras, professoras, professoras assistentes, professor de música, professor de educação física, uma técnica e uma auxiliar de enfermagem e demais funcionários.
Os grupos são divididos em:
Berçário I: 0 a 1 ano
Berçário II: 1 a 2 anos
Minigrupo I: 2 a 3 anos
Minigrupo II: 3 a 4 anos
Infantil I: 4 a 5 anos
O CEI é composto por
4 salas de Berçário I, com 2 professoras e 14 crianças por sala;
7 salas de Berçário II, 6 com 1 professora e 9 crianças por sala, e 1 sala com 18 crianças e 2 professoras;
6 salas de Minigrupo I, com 1 professora e 12 crianças por sala;
4 salas de Minigrupo II, com 1 professora e 18 crianças por sala.
1 sala de Infantil I, com 1 professora e 20 crianças
Quem é quem no CEI
EQUIPE ADMINISTRATIVA
Mirian Bernal Campos Lima- Diretora
Thalita Morales Neumann – Coordenadora pedagógica
Wanda Aparecida Ferreira de Souza – Assistente administrativa
Ana Cristina Batista da S. N. Santos – Auxiliar de enfermagem
Marli Leite – Auxiliar de enfermagem
EQUIPE DOCENTE
24 professoras de Educação Infantil
4 professoras de Educação Infantil assistentes
4 auxiliares de sala
1 professor de Educação Física
1 professor de Música
EQUIPE DE APOIO
4 auxiliares de limpeza
1 cozinheira
4 auxiliares de cozinha
1 jovem aprendiz
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CEI
O objetivo do CEI é atender gratuitamente bebês e crianças em período integral, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e nutricional.
Assegurar a manifestação de seus interesses, desejos e curiosidades ao participarem das práticas educativas, valorizando suas produções individuais, coletivas e trabalhando pela conquista da sua autonomia. Espera-se respeitar através das práticas cotidianas os 6 direitos de
aprendizagem, garantidos na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
– direito de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
– direito de brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;
– direito de participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando;
– direito de explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a ciência e a tecnologia;
– direito de expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões;
– direito de conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário;
Temos como princípios básicos a liberdade de escolha, a ludicidade, a autonomia, a integração entre pares e diferentes faixas etárias, a diversidade de respostas e os campos de experiência em todo o trabalho com as crianças.
Nossa prática pedagógica é orientada pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no Currículo da Cidade da Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo.
ESPAÇOS DO CEI
Banheiros feminino, masculino e acessíveis
Espaço infância
Lactário
Parques com brinquedos (5): escorregador, jangadinha, gangorra etc.
Refeitórios (2)
Ateliê
Salas de coordenação (2)
Salas de enfermagem (2)
Salas para as diversas atividades
Solários (3)
ESPAÇOS DE USO COMUM
Auditório
Banheiros feminino, masculino e acessíveis
Biblioteca
Bicicletário
Cozinha industrial
Espaço de esportes: 2 quadras poliesportivas, campo de futebol e salão de jogos
Horta
Jardins e áreas verdes
Lavanderia industrial
Oficina de Culinária
Pátio coberto com banheiros feminino e masculino
Pátio com mini quadras de futebol e basquete
Refeitório com capacidade para 200 pessoas
Setor Administrativo
A CHEGADA À EDUCAÇÃO INFANTIL
O acolhimento – A chegada a uma nova escola é vivenciada de diversas maneiras pelas crianças e famílias. Assim, o acolhimento também é um processo único e individual, pois depende em grande parte da forma como se lida com a novidade e o diferente.
Para que o processo de acolhimento aconteça de forma tranquila, organizamos a entrada das crianças novas de forma gradual com até 3 crianças por período. A entrada será às 8h30; no primeiro dia, as crianças ficarão por um curto período, e dependendo da forma como se sentirem no novo espaço, esse período será ampliado. Isso dependerá da necessidade de cada uma.
Durante esse processo, uma pessoa responsável pela criança (maior de 18 anos) permanecerá no Instituto, em local separado, sendo chamada sempre que necessário.
A criança permanecerá no CEI no período integral somente quando a equipe escolar e a família chegarem a um consenso de que ela está pronta para isso.
Algumas recomendações importantes para facilitar o acolhimento
Antes de vir para o CEI, converse com a criança – mesmo as menores – sobre o CEI, a professora e a fase de acolhimento.
Caso seja necessário, escolha com a criança um objeto que lhe dê a sensação de segurança (objeto de transição) – uma boneca, um bicho de pelúcia ou outro qualquer do qual a criança goste especialmente. Limite-se a um único objeto e identifique-o com o nome da criança. Lembre-se de que esse objeto só será necessário durante o período de acolhimento.
A criança vivenciará o momento da chegada ao CEI do seu jeito, um jeito único e pessoal. Portanto, evite comparações com outras crianças e respeite o processo da forma mais tranquila que puder.
A tranquilidade da criança dependerá da tranquilidade do adulto. Sintam-se à vontade para questionar, tirar dúvidas, conversar conosco sobre suas ansiedades. Dessa forma será transmitida segurança para a criança ao deixá-la na sala com a professora.
A chegada à sala
A professora estará à espera das crianças e irá recebê-las.
Para assuntos que demandam uma conversa mais demorada com a professora, pode-se agendar uma reunião nos horários disponíveis. A equipe de Coordenação também poderá recebê-los e repassará as informações sobre a criança para a professora.
A sala de aula é o espaço das crianças e das professoras e a criança precisa entender essa situação. Por isso, pedimos que evitem entrar e permanecer na sala, mesmo que a criança solicite.
Evitem colocar a criança no colo ou começar brincadeiras. Estimulem-na a brincar e a procurar a companhia de outras crianças.
Crianças que já frequentam o CEI
Mesmo crianças que já frequentaram o CEI anteriormente podem se recusar a entrar na sala, devido ao novo espaço e à nova professora. É preciso calma e paciência neste momento – converse com a criança, mostre os colegas que ela já conhece.
Caso ela permaneça chorando, fique com ela até que se acalme, peça ajuda à professora e à direção sobre o melhor modo de agir. Se necessário, um novo processo de acolhimento poderá ser feito.
ENTRADA E SAÍDA
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Das 7h30 às 17h30
Rua Mário Dias, 113.
Entrada – Das 7h30 às 8h00.
Após o fechamento do portão, só será permitida a entrada, até às 11h, pela Rua Canio Rizzo, 100.
Saída – Das 16h00 às 17h30.
Após o fechamento do portão, só será permitida a saída pela Rua Canio Rizzo, 100.
Pedimos pontualidade nos horários de entrada e de saída.
Qualquer comunicado pode ser feito pelos contatos informados neste manual.
AS ROTINAS DO CEI
O CEI funciona por um período de 10 horas. A criança ficará com outras professoras, além da professora responsável pelo grupo nos momentos de entrada e de saída.
Saídas das crianças, saídas antecipadas e faltas
Ao final do período de adaptação as famílias recebem o Cartão de Identificação da criança. Esse cartão deve ser sempre apresentado na
portaria e na porta de entrada do CEI ao funcionário responsável, para que ele retire a criança da sala.
Aqueles que não estiverem com o cartão deverão aguardar a chegada de um funcionário para liberá-los a retirar a criança. Caso necessário, o responsável pela criança deve entrar em contato por telefone, informando que outra pessoa sem o cartão virá buscá-la. Essa pessoa deverá aguardar na portaria com documento com foto para que a criança seja liberada. Só será permitida a saída da criança com pessoas maiores de 18 anos. Qualquer saída antecipada deve ser comunicada à direção por telefone ou aviso na caderneta. Devido à rotina do CEI, as crianças podem ser retiradas para consulta médica ou outros compromissos no horário entre 13h30 e 15h00.
A criança poderá entrar no CEI até às 11h00 mediante apresentação de comprovante médico, pela Rua Canio Rizzo, 100.
Toda falta deve ser comunicada por escrito na caderneta, por e-mail ou WhatsApp, devendo ser justificada com comprovante médico.
Lembramos que a assiduidade e a pontualidade são importantes para a educação e o bom desenvolvimento da criança.
Havendo atrasos frequentes, tanto no período da manhã como no da tarde, será comunicado ao supervisor escolar de SME e, posteriormente, ao Conselho Tutelar.
Transporte escolar
O CEI não possui qualquer vínculo com transportadores escolares. Caso a família queira utilizar o serviço, o responsável deverá assinar um
termo autorizando a retirada da criança antes de começar a utilizar o serviço. Esse termo terá validade por todo o tempo durante o qual a criança frequentar o CEI, sendo cancelado por escrito quando a família desejar. É de total responsabilidade da família a contratação e a fiscalização do transporte escolar.
Cuidados com bebês e crianças
Todas as crianças são estimuladas a cuidar da própria higiene: usar o vaso sanitário adequadamente, jogar o papel higiênico na lixeira e dar a descarga, lavar as mãos e jogar o papel-toalha na lixeira. São hábitos acompanhados atentamente pelas professoras e/ou auxiliares. As crianças que ainda não foram desfraldadas serão estimuladas a abandonar as fraldas, e esse estímulo deve necessariamente vir também de casa. Todos os espaços de banheiro possuem trocadores com chuveiro para que as crianças sejam higienizadas nas trocas de cocô. As crianças não tomam banho no CEI, apenas são lavadas quando se sujam ou se molham. Utilizamos lencinhos umedecidos somente em casos diferenciados.
Medicações
Qualquer medicação só poderá ser administrada com receita médica atualizada, seguindo os seguintes horários:
– medicamentos receitados a cada 6h: 6h, 12h, 18h e 24h;
– medicamentos receitados a cada 8h: 6h, 14h e 22h;
– as vitaminas serão dadas às 10h.
Medicações dadas a cada 12h devem ser dadas em casa.
Não são feitas inalações no CEI.
Atendimento oftalmológico
O Instituto Ana Rosa tem uma parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, e as crianças dos Minigrupos II e Infantil I que tiverem necessidade podem receber atendimento especializado.
Alimentação
O CEI conta com uma nutricionista supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação. A alimentação fornecida é adequada às crianças matriculadas, e não é permitido trazer mamadeiras, frutas ou qualquer outro tipo de alimento. O cardápio das refeições pode ser acompanhado pelo painel de entrada do CEI ou na página do Facebook do Instituto Ana Rosa. Crianças com restrições alimentares e/ou dietas especiais precisam trazer solicitação médica, que será encaminhada ao serviço de alimentação.
Reuniões das famílias
As reuniões com as famílias são importantes para elas conhecerem o trabalho realizado, estreitar a relação com a professora, tirar dúvidas a respeito do desenvolvimento das crianças, criar vínculos que fortaleçam esse desenvolvimento e mostrar às crianças que suas famílias valorizam o CEI. Consta na caderneta o calendário com todas as reuniões das famílias durante o ano. Sempre que necessário, as famílias serão chamadas para conversar com a direção e/ou a professora, e poderão solicitar agendamento para conversar conosco.
Roupas e mochilas
Mochilas, casacos e roupas devem ser identificados com o nome da criança. Pedimos que enviem diariamente na mochila pelo menos duas trocas de roupa e um saco para roupa suja. Crianças que usam fraldas devem trazer três fraldas que serão utilizadas no período da tarde. Durante o período da manhã as fraldas utilizadas são as fornecidas pelo CEI. É importante que a criança venha com roupa e calçados seguros e confortáveis. No caso do calçado sugerimos tênis ou papete.
Objetos de uso pessoal
O CEI fornece fraldas somente para berçários, copos descartáveis, copo de transição, mamadeiras, toalhas de banho, lençóis e cobertores para todas as crianças. O uso é individual, e eles são descartados e/ou higienizados frequentemente. As famílias devem enviar fraldas para a criança utilizar no horário de saída, ou, se preferirem, a quantidade suficiente para ela passar o dia no CEI.
Rotina das crianças
No vidro da sala da criança e na caderneta está a “grade de atividades” ou seja, a rotina da sala de aula. Nessa grade constam os horários de alimentação, atividades em sala e parques.
Divulgação do trabalho do CEI
Através de redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, o Instituto Ana Rosa divulga fotos e vídeos da rotina das crianças. Só
aparecem as crianças cujos pais tiverem assinado o termo de autorização e divulgação de imagem.
Eventos
O CEI promove eventos com a participação das famílias em datas como Festa Junina, Dia da Família, Sábado Recreativo e Festa de Encerramento das crianças dos Minigrupos II. Todos esses eventos são divulgados nas redes sociais, em painéis de aviso e na caderneta da
criança. Alguns eventos são internos, sem a participação das famílias.
COMUNICAÇÃO ENTRE CEI E FAMÍLIA
Caderneta da criança
A caderneta será fornecida pelo CEI e servirá como meio de comunicação direta conosco. Os bilhetes são a forma de comunicação entre a família e a professora. É importante que a caderneta esteja diariamente na mochila da criança, e que os bilhetes e avisos tenham assinatura do responsável. Na caderneta é fixado o calendário com as datas de paradas pedagógicas, reuniões com as famílias, recessos e feriados. Pode haver alterações de calendário devido a portarias da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Telefone
Através do telefone do CEI e whatsApp (3746-1708) as famílias podem se comunicar conosco, tirar dúvidas ou agendar reuniões.
Mensagens eletrônicas
As comunicações de faltas, o envio de atestados, a solicitação de informações etc. podem ser feitas pelos seguintes e-mails: mirian@anarosa.org.br ou wanda@anarosa.org.br.
IDENTIFICAÇÕES E CADASTROS
Para que possamos manter nossos cadastros atualizados e evitar problemas de comunicação, pedimos que enviem sempre pela caderneta ou avisem à secretaria as mudanças de endereço, telefone e e-mail. As crianças com quinze dias de faltas consecutivas sem justificativa
serão automaticamente desligadas.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
No final de cada ano realizamos a Pesquisa de Satisfação de atendimento com as famílias das crianças elaborada pelo Instituto e a solicitada pela SME – Secretaria Municipal de Educação, para que por meio das suas opiniões e sugestões possamos melhorar cada vez mais nosso atendimento.
ESTUDO SOCIOECONÔMICO
Por sermos uma organização não governamental e termos direito a certificações que nos garantem algumas isenções, incluímos na Ficha de Matrícula da criança a composição familiar acompanhada de renda mensal e participação em programas sociais para traçar o perfil socioeconômico das famílias que atendemos. A coleta destes dados não interferirá na garantia e continuidade da vaga das crianças.
FALE CONOSCO
Para sugestões, críticas, dicas e informações você pode usar qualquer um desse canais:
Telefone: 11 3746-1708
E-mail: cei@anarosa.org.br