MANUAL DE BOAS-VINDAS – 2023

CCA ANA ROSA

Prezado familiar e responsável,

Seja muito bem-vindo às atividades do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) do Instituto Ana Rosa!

Acreditamos que a efetiva colaboração e parceria de todos — tanto na leitura deste manual como no cumprimento das normas — são fundamentais para garantirmos um retorno às atividades com a segurança e a excelência do trabalho realizado pelo Instituto Ana Rosa.

Leia e converse sobre esse manual com a criança ou adolescente que frequenta o CCA,

Atenciosamente,

Equipe CCA Ana Rosa.

ATIVIDADES NO CCA

 Retornamos às atividades presenciais no dia 30 de janeiro de 2023.
As atividades foram pensadas pelos educadores com intuito de receber as crianças e adolescentes, em um espaço acolhedor, lúdico e cheio de novas propostas. As oficinas têm como objetivo desenvolver os valores, habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento integral dos usuários a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária atendida. Contudo, neste momento, será muito importante cuidar das emoções e sentimentos, direcionando, principalmente, o trabalho para:

  • Acolhimento
  • Competências socioemocionais
  • Empatia
  • Novas formas de se relacionar
  • Reencontro
  • Diversidade
  • Retomada de combinados

As atividades serão norteadas pelas vivências das crianças e adolescentes.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

 

TURMA DA MANHÃ – Das 7h30 às 11h40

Entrada – Das 7h30 às 8h pela Rua Mário Dias, 113

Após o fechamento do portão, só será permitida a entrada pela Rua Cânio Rizzo 100 , mediante autorização da coordenação e justificativa pela família.

Saída – Das 11h40 às 12h pela Rua Mário Dias, 113

TURMA DA TARDE – Das 12h20 às 16h20

Entrada – Das 12h20 às 13h pela Rua Mário Dias, 113

Após o fechamento do portão, só será permitida a entrada, pela Rua Cânio Rizzo, 100, mediante autorização da coordenação e justificativa pela família. Exceto crianças/adolescentes que estudam em período integral, esses, após apresentação da declaração escolar na coordenação, estão autorizados a entrar depois do horário pela portaria da Rua Cânio Rizzo, 100.

Saída – Das 16h20 às 16h55 pela Rua Mário Dias, 113.

Ordem  de liberação nas  saídas Quem sai sozinho – com autorização do responsável
Transportadores
Familiares

Pedimos que aguardem até que o educador possa chamar – pelo microfone – a criança/adolescente.

NORMAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO INTERNA

Haverá um educador no portão do Instituto recepcionando as crianças e adolescentes, organizando e orientando a entrada, enquanto outros educadores estarão orientando a circulação interna.

O álcool em gel estará disponível para uso diário em todos os espaços internos.

A utilização da garrafa individual de água será necessária para que não haja contaminação nos bebedouros.

QUANDO O USUÁRIO NÃO DEVE IR AO INSTITUTO:

O usuário deverá ficar em casa, se apresentar um dos seguintes sintomas: febre, tosse seca, coriza, dificuldade para respirar, dor no corpo, vômito ou diarreia.

É extremamente importante que as famílias comuniquem – via WhatsApp – imediatamente quando houver alguma suspeita ou caso de Covid-19 em pessoas que residem na mesma casa ou que conviveram com a criança ou o adolescente do CCA. Dessa forma, podemos entrar em contato com a UBS e Vigilância Sanitária para realizar um mapeamento de casos, o que diminui a chance de uma contaminação maior dentro do Instituto. Contamos com a colaboração de todos vocês!

 

ESPAÇOS DO CCA E ATIVIDADES

BANHEIROS: Todos os banheiros — femininos e masculinos — têm sabão líquido, papel higiênico e papel toalha para as mãos. Os usuários serão orientados a fechar a tampa da privada antes de acionar a válvula da descarga, evitando a contaminação das superfícies.

PARQUINHO: O espaço dos parquinhos está disponível para uso das crianças das turmas 1 e 2, conforme orientação do educador que estiver no pátio. A  área da  “ Casa do Tarzan” será  utilizada  apenas  pelas  turmas 3, 4, 5 e 6 devido ao risco de  acidentes.

QUADRAS: O espaço das quadras será utilizado apenas com a presença do educador.

BIBLIOTECA: Os educadores estarão à disposição para levar as crianças/adolescentes até esse espaço..  As famílias também podem se cadastrar para retirar livros.
É muito importante que a criança/adolescente entregue o livro ou renove o empréstimo dentro do prazo estipulado. Além disso, o cuidado com o livro é de responsabilidade do usuário e de sua família.

A consulta do acervo poderá ser feita pelo link  (clique aqui)

 

TURMAS

Os usuários serão alocados em 6 turmas no período da manhã e 6 turmas no período da tarde, divididas por faixa etária. Cada turma terá no máximo 32 crianças/adolescentes.

   Turmas e faixa etária
M1/T1 6 a 7 anos
M2/T2 8 a 9 anos
M3/T3 9 a 10 anos
M4/T4 10 a 11 anos
M5/T5 12 a 13 anos
M6/T6 13 a 14 anos

 

 

 

OFICINAS OFERECIDAS PARA CADA TURMA

 

Oficinas
Turma 1
Turma 2
Turma 3
Turma 4
Turma 5
Turma 6
Ateliê X X X X X X
Cidadania X X X
Casos e Contos X X
Culinária X X X
Coral, Percussão  e Banda optativa
Esporte X X X X X X
Iniciação Musical X X
Informática X X X X X X
Meio Ambiente X X X X X X
Mundo dos Jogos X X
Linguagem X X X X
Projeto de Vida X

 

ALIMENTAÇÃO

A entrada do refeitório ocorrerá por turma, sendo as turmas 1, 2 e 3 as  primeiras a  entrarem e as  demais  turmas entrarão na sequência, por ordem de  chegada.

Funcionários farão o monitoramento do processo e orientarão crianças e adolescentes para que não fiquem muito tempo no refeitório, dando lugar ao próximo.

Entre o almoço da turma da manhã e o almoço da turma da tarde, o refeitório será devidamente higienizado. Lembrando que cada um é responsável pela limpeza do seu local de refeição, para isso estarão disponíveis álcool e papel toalha para que os usuários limpem a mesa que utilizaram. Pedimos que conversem em casa com seus (suas) filhos (as) sobre a importância de não desperdiçar comida, colocando no prato apenas o que vão comer.

COMUNICAÇÃO

Os meios de comunicação remotos são extremamente necessários Por esse motivo é essencial que as famílias acompanhem todas as informações divulgadas em nossas redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e YouTube).

Leiam os comunicados impressos e os enviados pelo WhatsApp – com atenção.

O WhatsApp do CCA é um meio de comunicação exclusivo com as famílias das crianças/adolescentes que já estão matriculados no CCA, dúvidas sobre inscrições, vagas ou funcionamento do serviço são respondidas pelo telefone 3746-1707. Caso precise alterar o seu contato, nos comunique.

 

OBJETOS PESSOAIS

Sugerimos que cada usuário traga uma mochila com seus pertences pessoais e garrafinhas de água. Não traga alimentos.

 

ROUPAS E MOCHILAS

Mochilas, casacos e roupas devem ser identificados com o nome da criança ou do adolescente. É de total responsabilidade do usuário o cuidado com os objetos pessoais. Temos um ACHADOS E PERDIDOS no corredor que os usuários podem consultar, caso tenham perdido algo. Ao final de cada semestre, as roupas esquecidas no Instituto serão doadas.

APARELHOS ELETRÔNICOS E BRINQUEDOS

Os aparelhos eletrônicos, brinquedos, livros e gibis podem ser trazidos para o instituto, mas o usuário é responsável por eles, em caso de perda ou quebra. Ao longo das atividades só será permitido o uso de celular com a autorização do educador.

 

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DE CONVIVÊNCIA

A segurança coletiva depende da ação individual e consciente de toda a comunidade do Instituto Ana Rosa. O respeito ao próximo e às diferenças é muito importante para uma convivência saudável e harmônica. Pedimos que orientem seus (suas) filhos (as) em casa sobre a importância de respeitar o outro, o espaço que dividem e a diversidade   gênero, raça , religião, posicionamento político e  cultural.

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

O atendimento às famílias, será realizado presencialmente – quando agendado previamente – e de forma remota (telefone e WhatsApp). Em caso de extrema necessidade, agendaremos uma reunião presencial com a família. Estamos sempre à disposição para falar com

vocês!

Faremos uma visita mensal às casas, sendo uma família escolhida por mês. As visitas acontecem para que possamos estreitar laços, entender a rotina e as demandas da família,  viabilizando formas de ajudá-los.

 

TRANSPORTE

O CCA não possui qualquer vínculo com transportadores escolares. Caso a família queira utilizar o serviço, o responsável deverá assinar, antecipadamente, uma autorização que permita a saída da criança ou do adolescente com o transportador. Esse documento deverá ser atualizado caso haja qualquer tipo de alteração.

É de total responsabilidade da família a contratação e a fiscalização do transporte escolar.

O Instituto tem um bicicletário disponível para todos os usuários que queiram usá-lo, cada um deve trazer seu próprio cadeado para travar sua bicicleta. Ao se locomover dentro das dependências do Instituto, o usuário deve descer da bicicleta e empurrá-la, evitando acidentes.

IDENTIFICAÇÕES E CADASTROS

Para que possamos manter nossos cadastros atualizados e evitar problemas de comunicação, informem à coordenação as mudanças de endereço e telefone.

VACINAÇÃO

Orientamos que todos os usuários se vacinem contra a Covid-19 e apresentem  a  cópia  do comprovante de vacinação na  coordenação do CCA.. Dessa forma, seu filho (a) estará mais seguro (a) para usufruir de todas as atividades e propostas do CCA.

FALE CONOSCO

Telefone: 3746-1707